Dentro do movimentado Parque do Ibirapuera – na região sul de São Paulo – existe um escondido e agradável recanto de calmaria: O Pavilhão Japonês. Inspirada no Palácio Katsura, em Quioto – Japão, foi entregue pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo em 1954.
Além do jardim repleto de plantas e árvores ornamentais, identificadas com nome científico e país de origem, o pavilhão abre as portas para uma pequena mostra da memória e cultura japonesa com exposição de peças de cerâmicas, trajes de guerreiros e outros objetos típicos desse povo que tem em São Paulo a maior colônia fora do Japão.
A sala de cerimônia do chá foi inaugurada em 1954 com a presença do grão-mestre herdeiro Sen Soko (posteriormente, 15º Grão Mestre da Escola Urasenke de Cerimônia do Chá). O lago recebeu os primeiros nishikigoi (carpas coloridas) na década de 1970, por iniciativa da Associação Brasileira de Nishikigoi – com capacidade para cerca de 100 mil litros de água, abriga cerca de 320 carpas.
O Salão de Exposição abriga peças originais e réplicas dos “tesouros japoneses”, representando linguagens artísticas e artesanais de diferentes períodos; doadas e consignadas pelo governo do Japão, entidades, empresas e personalidades diversas. Parte deste acervo foi exposto durante as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo.
PAVILHÃO JAPONÊS DO PARQUE DO IBIRAPUERA
QUANDO: Quinta-feira. sexta-feira, sábados, domingos e feriados. Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
ONDE: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 e 10, s/n – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050. Telefone:(11) 5081-7296. Informações: (11) 99538-1927 ou pavilhao@bunkyo.org.br
QUANTO: Preço: R$15 (inteira) e R$7 (meia)
Gostaria muito de conhecer este pavilhão tão lindo
Mim chamo Luzia Santos Silva moro em santo André ABC São Paulo