São Paulo, 14 de novembro de 2019. Trabalhadores latino-americanos e africanos são os que mais têm chegado ao Brasil e, por tanto, tem aumentado a massa laboral em território brasileiro. As informações são do Ministério da Justiça que nesta semana publicou o “Relatório de Conjuntura: tendências da imigração e refúgio no Brasil”.
A facilitação da livre residência para cidadãos de todos os países do Mercosul, bem como, na solicitações de refúgio, tem tido como consequência o aumento destes trabalhadores estrangeiros e sua inserção no mercado formal de trabalho; tendo em consideração que todos eles gozam de autorização de residência, o que permite a outorga da Carteira de Trabalho (CTPS) e sua posterior contratação no mercado laboral brasileiro.
Segundo o estudo, cresceu a presença de trabalhadores imigrantes no Brasil, com a procura das empresas por empregados estrangeiros, de preferência latino-americanos ou africanos. Ou seja, o movimento migratório permanente tem chegado com mais força da África e da América do Sul.
Enquanto no primeiro quadrimestre de 2018 foram emitidas 17,3 mil carteiras de trabalho, no segundo quadrimestre de 2019, o total praticamente duplicou, registrando 35,1 mil emissões, o mais alto dos cinco quadrimestres analisados.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública.