São Paulo, 19 de agosto de 2014. O Departamento de Polícia Federal do Brasil (PF) informou que desarticulou um esquema criminoso de obtenção de vistos para estrangeiros no Brasil. O fato se deu hoje (terça-feira), na chamada Operação OFF SIDE, operação que teve o objetivo de desarticular esquema criminoso voltado para a obtenção fraudulenta de vistos de permanência no Brasil requeridos por estrangeiros.
Segundo informações, foram expedidos pela Justiça Federal, quatro mandados de busca e apreensão, bem como decretada a suspensão da atividade econômica dos envolvidos, que estão impedidos de constituir sociedades empresariais em nome de estrangeiros, assim como intermediar e/ou atuar como seus procuradores em processos de concessão de visto de permanência, sob pena de conversão da medida em prisão preventiva.
Durante as investigações, verificou-se que um escritório de contabilidade, fraudava o conteúdo de documentos, entre os quais, contratos sociais e relação anual de informações sociais – RAIS, no intuito de comprovar que os estrangeiros mantinham atividade econômica em solo brasileiro, fazendo jus ao visto de permanência no Brasil.
Mais de uma centena de estrangeiros podem ter sido beneficiados pelo esquema fraudulento. Eles poderão ter seus vistos de permanência no Brasil cancelados, oportunidade em que deverão deixar o país sob pena de deportação.
Fonte: Polícia Federal.