São Paulo, 08 de setembro de 2016. “Estrangeiros no Brasil” entrevistou o Sr. Jorge Domingos Mateus Neto, angolano, de profissão vendedor autônomo e atualmente PRESIDENTE da ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (ANGOSP); o qual trabalha para a união do povo angolano na capital paulista, a divulgação da cultura angolana e procura parcerias para a formação profissionalizante dos angolanos para o mercado de trabalho.
Leia a seguir a entrevista:
1. Quando surgiu a ideia de residir no Brasil e há quantos anos que está neste país?
A ideia de residir no Brasil surgiu em 1995, devido a situação da guerra civil que estava a ocorrer no meu país. Estou morando há 20 anos no Brasil.
2. Sobre a Associação Angolana do Município de São Paulo (ANGOSP), que nos poderia dizer?.
Sobre a Associação Angolana do Município de São Paulo (ANGOSP), devo manifestar que temos muito trabalho pela frente, estamos começando agora; tudo no princípio é meio difícil. Neste momento estamos trabalhando para a legalização da ANGOSP e, assim, dar continuidade a alguns projetos.
3. Quando o elegeram Presidente dessa instituição e que projetos a diretoria que você dirige tem em favor dos angolanos em São Paulo?.
Fui eleito democraticamente como presidente desta organização no dia 7 de maio de 2016. Sobre os projetos da ANGOSP, poderíamos dizer que estamos trabalhando para a união do povo angolano residente em São Paulo e a divulgação da cultura angolana e buscamos parcerias com algumas instituições para formação profissionalizante e técnicas para o melhor ingresso dos angolanos no mercado de trabalho.
4. Porque os angolanos, escolhem o Brasil para morar?
Nós escolhemos o Brasil para morar porquê é um país amigo e pela facilidade da língua portuguesa, bem como, pelas oportunidades que este país oferece.
5. Eles encontram dificuldades para morar na cidade de São Paulo?.
Sim, porque todo começo é difícil; para muitos por falta de formação, para outros pelos hábitos e costumes de uma nova cultura.
6. O Consulado da Angola em SP, apoia os residentes do seu país?. Funciona bem esse órgão consular?.
Até o momento sim, temos um excelente cônsul muito prestativo com a comunidade Angolana de São Paulo.
7. Qual sua opinião sobre o trabalho realizado pela Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes no Brasil (ANEIB)?.
A minha opinião sobre a ANEIB é que é uma excelente organização; tem sido uma grande parceira pra nós, tem nos prestado uma grande ajuda para à legalização da ANGOSP. Vêm nos passando muita experiência; desde já, só tenho agradecer.
Olá boa noite,
Quero saber sobre visto etc
Uma pessoa vai vir de angola (Luanda) pra cá
Como devo proceder?